12º Congresso da Bachelier Finance Society reunirá pesquisadores e profissionais de todo o planeta em julho no Rio de Janeiro.
Entre 8 e 12 de julho deste ano, a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) sediará o 12º Congresso Mundial da Bachelier Finance Society, o mais importante evento na área de Finanças Quantitativas e Métodos Matemáticos em Finanças. O Congresso é bienal e, em 2024, será realizado pela primeira vez no Brasil. A semana de atividades contará com palestras plenárias de altíssimo nível e a participação de acadêmicos, profissionais e pesquisadores para discutir os últimos avanços e desafios na área.
Esta edição do Congresso da Bachelier trará temas como Finanças Sustentáveis, Mercado de Energia, Aprendizado de Máquina e Blockchain. O professor Yuri Saporito, da FGV EMAp, integra o Comitê Organizador do evento e reforça a importância do Brasil e da Escola receberem um encontro de tal magnitude.
“É o maior evento de Finanças Quantitativas do mundo, com palestrantes e participantes de primeira linha. Com isso, a área ganha novo fôlego no Brasil, principalmente para os alunos mais jovens. Trazer o Congresso para a FGV EMAp mostra o respeito que a comunidade internacional tem pelos pesquisadores da Escola e pela estrutura da FGV. Esse respeito foi conquistado com anos de trabalho dos pesquisadores da área de Finanças Quantitativas na FGV EMAp, que há anos organizam outros eventos e recebem visitantes internacionais”, destaca Yuri, coordenador do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FGV EMAp.
O evento propõe a disseminação de conhecimento e a criação de um ambiente adequado para o intercâmbio de ideias. Por isso, contará com pesquisadores dos mais importantes da área no planeta. Além disso, a FGV EMAp vai atrair especialistas do mercado financeiro, com áreas relacionadas a Modelagem Computacional, Otimização Estocástica, Estatística Computacional, Equações Diferenciais em Finanças e Ciência de Dados.
“Além de terem suas ideias discutidas com um grupo seleto de experts da área, o evento ajuda também a mostrar para as gerações mais novas os pontos fortes da pesquisa em Finanças Quantitativas”, completa Saporito sobre como o Congresso pode beneficiar os estudantes e a comunidade científica.
A oportunidade de o evento ocorrer no Rio de Janeiro evidencia a evolução da FGV no cenário científico internacional. Em 2024, a instituição completa 80 anos e transcendeu as fronteiras da educação, expandindo-se para áreas de pesquisa e informação. Tanto é que vários membros do corpo docente da FGV EMAp são referências em âmbitos específicos da Matemática Aplicada.
Saporito, por exemplo, é um dos cinco integrantes do Comitê Local do Congresso Mundial da Bachelier Finance Society e também compõe o rol de 15 especialistas do Comitê Científico do evento, junto de cientistas de universidades reconhecidas como Oxford, Zurique, Boston, Toronto, Hong Kong e Oslo.
Para os interessados em participar, as inscrições com desconto estão abertas até o próximo dia 30 de abril. No site do evento, estão disponíveis opções diversas de hospedagem e restaurantes para a semana de Congresso.
Histórico do Congresso Mundial da Bachelier Finance Society
Trata-se do principal evento da Bachelier Finance Society. Realizado a cada dois anos, teve início em 2000, totalizando 11 edições até o momento.
Veja as sedes dos Congressos anteriores:
11º - Hong Kong (China), em 2022 - on-line
10º - Dublin (Irlanda), 2018 - presencial
9º - Nova York (EUA), 2016 - presencial
8º - Bruxelas (Bélgica), 2014 - presencial
7º - Sydney (Austrália) - 2012 - presencial
6º - Toronto (Canadá) - 2010 - presencial
5º - Londres (Reino Unido) - 2008 - presencial
4º - Tóquio (Japão) - 2006 - presencial
3º - Chicago (EUA) - 2004 - presencial
2º - Creta (Grécia) - 2002 - presencial
1º - Paris (França) - 2000 - presencial
Quem foi Bachelier?
O francês Louis Bachelier, que dá nome ao congresso mais importante do mundo em Finanças Quantitativas, foi um matemático dos séculos XIX e XX. Bachelier é mais conhecido por ter sido o primeiro profissional de Matemática a modelar o processo estocástico agora chamado de Movimento Browniano, que está na base da maioria dos modelos usados na área.
O matemático francês é considerado um precursor da Teoria Moderna das Probabilidades, além, é claro, de ser chamado pela comunidade científica como pai das Finanças Quantitativas.