Marcus Fontoura concedeu aula magna para alunos da Fundação e apresentou demandas atuais do mercado de trabalho
Nesta terça-feira (16), o Diretor de Tecnologia da StoneCo., Marcus Fontoura, ministrou uma aula magna sobre Princípios de Engenharia na Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), no Rio de Janeiro. Cerca de 90 alunos da instituição estiveram presentes no Centro Cultural da FGV para acompanhar a atividade.
Maria Izabel Camacho, Fábio Kapitanovas, Carolina Costa, Marcus Fontoura e César Camacho após aula magna na FGV - Foto: Divulgação
O tema foi escolhido a dedo por Fontoura, pois relaciona Engenharia e Tecnologia a partir de uma visão moderna que agrega a academia e o mercado profissional. Os estudantes interagiram bastante com o palestrante, que já possui experiência em outras empresas de referência no segmento, como Microsoft, Google, Yahoo! e IBM.
Dois temas foram protagonistas da aula magna e renderam debate posteriormente: Sistemas Complexos de Larga Escala e Princípios e Cultura de Engenharia. Fontoura se mostrou impressionado por ver o auditório tomado por estudantes ávidos por informações da área e projeções futuras do mercado.
“Fiquei muito honrado e feliz pelo convite da Escola, pois considero fundamental a parceria entre indústria e universidade, e também esse o contato direto com os alunos. Gostei muito das perguntas. Os alunos se mostraram muito interessados e com questões bem relevantes. Isso está em linha com ações de impacto que temos promovido com a StoneCo.”, avalia o cientista de computação, que completou seu Pós-Doutorado em Princeton, nos Estados Unidos.
Marcus Fontoura é Diretor de Tecnologia da StoneCo. e apresentou aula magna na última terça na FGV - Foto: Divulgação
O interesse dos alunos da FGV EMAp resultou em perguntas interessantes que originaram um debate extenso e rico sobre as perspectivas da área. E Fontoura teve o cuidado de priorizar temas que fossem além da grade convencional dos cursos de Tecnologia.
“Escolhi um tema que fosse relevante para os alunos de maneira a ingressar no mercado de trabalho. Quis trazer algo que não é usualmente abordado na graduação de cursos de Tecnologia e que pudesse agregar uma outra visão aos participantes”, completa.
César Camacho, Diretor da FGV EMAp, aprovou a experiência da aula magna com Fontoura e crê que o tema escolhido vai de encontro no que torna as empresas bem-sucedidas no ramo dos negócios.
“Marcus tem um currículo forte do ponto de vista científico, com trabalhos de pesquisa publicados em excelentes revistas, mas também uma trajetória profissional ímpar em grandes empresas como Google e Microsoft. Sua palestra mostra a importância da Ciência dos Dados na rotina de uma empresa inovadora. Reforçou a ideia de que sólidos conhecimentos teóricos em Computação e Matemática Aplicada são necessários para resolver os problemas que brotam na rede complexa de um negócio sofisticado”, avalia.
Cerca de 90 alunos compareceram ao Centro Cultural da FGV para aula de Diretor de Tecnologia da StoneCo. - Foto: Divulgação
Vale reforçar que a FGV EMAp foi uma instituição pioneira no Brasil a oferecer um programa de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Em 2023, por exemplo, a instituição formou sua 1ª turma do curso.
Ciência de Dados e Inteligência Artificial
O cientista de dados é o profissional responsável por colocar em evidência os conhecimentos escondidos em malhas de grande volume de dados. Em meio a tal processo, entra a Inteligência Artificial, que é o conjunto de técnicas computacionais, matemáticas e de engenharia que têm por objetivo treinar computadores de maneira a simular atividades humanas.
A Escola oferece técnicas que capacitam os computadores a melhorar seus algoritmos, testando-os primeiro com dados estabelecidos, e a cada iteração produzida aproximando-se mais de uma solução do problema proposto.
Trata-se de uma área extremamente nova e repleta de desafios que ainda não é oferecida com tanta abrangência no Brasil. E a FGV EMAp ainda é uma das poucas instituições que dá a oportunidade de adquirir uma formação profissional de qualidade internacional nesse setor.