Sobre o Evento
A exposição Remodelando a História, inédita no Brasil, foi realizada entre os dias 2 de setembro e 31 de outubro, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas. A exposição ilustrou as recentes inovações científicas e tecnológicas em 3D para o setor de preservação da herança cultural, demonstrando o uso dessa tecnologia em diferentes contextos, como modelagem de artefatos, sítios arqueológicos e monumentos.
Patrocinada e organizada pela Escola de Matemática Aplicada da instituição (FGV/EMAp), a exposição fez parte do calendário comemorativo dos 70 anos da FGV. A proposta foi ressaltar o valor da aplicação da tecnologia 3D como alternativa para a conservação e reconstrução de objetos tangíveis, destacando como o uso crescente dessa tecnologia vem auxiliando na documentação e preservação de acervos culturais e patrimônios históricos.
Resultado de um projeto de quatro anos conduzido por um consórcio de 19 entidades europeias, a mostra já passou por diversos países, entre os quais Inglaterra, Itália e Alemanha, e integra a iniciativa do centro de competência VCC-3D - Virtual Competence Centre for 3D in cultural heritage - em promover avanços no estado da arte em digitalização e documentação de acervos 3D.
Local
Endereço
Praia de Botafogo, 190
Botafogo - Rio de Janeiro